Como

Dentro de todas as experiencias que passamos alfabetizar foi a primeira que teve exito. O planejamento simples sem muitas voltas foi sem duvida algo que marcou a diferença.

1ª APRESENTO O FONEMA
2º RELACIONAMOS COM UM GRAFEMA
3º REPRODUZIMOS JUNTOS
4º PEÇO PRA ELE IDENTIFICAR
5º PEÇO PRA ELE REPRODUZIR.
6º RELACIONAMOS AS PALAVRAS COM NOSSO ENTORNO ( etiquetamos )

 Nós começamos com as vogais ( duas)  e pelo menos uma  consoante para poder formar uma palavra com sentido.

   APRESENTO O FONEMA- faço a som da A.

 RELACIONAMOS COM UM GRAFEMA Mostro a letra e ensino como é a boca fazendo A.

REPRODUZIMOS JUNTOS. Sim ,os dois juntos em um só gesto AAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

PEÇO PARA ELE IDENTIFICAR misturo letras e peço  que me mostre o A, buscamos dentro de palavras ( melhor palavras pequenas).   Identifiacamos o som .Para fazer isso com o som usamos um pandeiro ( vou fazendo ruídos, cada vez que escuta o som AAAAA, balança o pandeiro.) Como ainda não segue instruções eu faço o exemplo para que ele me imite (vou fazendo ruídos,  AAAAAAAA, pandeiro toca).


 PEÇO PRA ELE REPRODUZIR. Ler uma palavra simples. (exemplo: tatú)

Para começar usaremos as  consoantes mais simples, por exemplo a T.
Com duas vogais e a  T , podemos ter por exemplo. TATÚ
TATÚ



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