Postagens

Mostrando postagens de maio, 2011

Segurar o lápis

Imagem
Um dia me chama a professora e me diz que Emilio não sabe sustentar o lápis na mão. Naquele momento não me pareceu que isso seria um problema, que era apenas porque era pequeno , afinal só tinha 3 anos e meio. Com o tempo fui descobrindo que são muitas as crianças que passam por essa dificuldade, frases como “ ele sai correndo quando vê um lápis” etc e tal. Quero lembrar que toda aprendizagem tem que ser enlaçada com uma anterior para que possa ser efetiva, isso é uma coisa que as pessoas que estão ao meu lado criam “calos” nos ouvidos de escutar. Então, a pergunta não é o que estamos fazendo agora que não funciona, a pergunta é qual é o passo anterior que ele não entendeu ou donde eu posso relacionar o que eu quero mostrar pra ele agora. Vamos lá! Segurar o lápis é psicomotricidade , vejam os exemplos que eu usei com ele. Primeiro ensinei a usar os dedinhos que usa pra pegar o lápis, não para pegar o lápis mas para outras coisas. Essa é a posição que o lápis tem entre

De quem? De que ? De donde?

Imagem
Pois bem uma vez consciente de que o nosso maior obstáculo está no reconhecimento desses pequenos detalhes que a maioria adquire de forma natural, semana passada quis explicar-lhe que a preposição “DE” se usa para referir-se a muitas coisas. Sei do difícil que é pra ele a linguagem simbólica, e me surpreendeu que o uso de imagens fosse tão efetivo. “DE” se refere ao conteúdo, em outros caso ao lugar de donde procede, à matéria da qual está feita, a quem pertence, etc. Exemplos que se referem ao conteúdo. _ Que temos dentro da garrafa? Então é uma garrafa de ...  _Que temos dentro do copo? Então é um copo de ... E como sempre uma coisa de cada vez, sempre que quero trabalhar um aspecto me centro apenas nesse aspecto, uma vez que assimile passaremos à matéria da qual está feita, porque com respeito a quem pertence e donde procede ele assimilou de forma espontânea. Garrafa de ?...  o que temos aqui? o que temos dentro? entao é um prado de... Uma