Postagens

Mostrando postagens de julho, 2011

Atenção compartida passo a passo.

Esse é um grande presente que comparte Anabel conosco!! Fonte O SOM DA ERVA AO CRESCER . Um aspecto muito importante para trabalhar com a criança com autismo é a atenção conjunta ( atenção compartida), ou seja, a habilidade para compartir a atenção com outra pessoa enquanto ambos estão prestando atenção ao mesmo objeto ou realizando uma atividade. Distinguiremos dois aspectos na atenção compartida: - Resposta, ou seja a criança mostra interesse ( verbal ou não verbal) dirigida a vivencias, atividades ou situações de brincadeira de outras pessoas- por exemplo, participa em uma conversa ou em uma brincadeira com outras crianças. -Iniciativa, ou seja, a criança comparte, mostra ou interessa a outra pessoa na atividade que está realizando- por exemplo, mostra o desenho que acaba de fazer, fala para a sua mamãe com quem brincou ou se mostra orgulhoso por algo que acaba de fazer, buscando o olhar. Vejamos alguns exemplos simples para provocar a atenção compartida: Apontar:

Somos primates

En este programa habla de la teoría de la mente. Imperdible! Fuente. Redes para la ciencia

¿Cuanto tiempo pasó?( media hora)

Son contenidos del cole que quedarón sin asimilar y que estamos colocando en dia. Las horas 2 View more documents from maria-neres .

Estimulação olfativa 2.

Imagem
Estou repassando o sistema sensorial por dois motivos um porque é uma matéria pendente e a segunda porque é primeiro capitulo sobre a teoria da mente . Post retirado do blog EL SONIDO DE LA HIERBA AL CRECER. Incluida a foto. 2 DISCRIMINAR OS ODORES Depois de ter trabalhado a estimulação olfativa de forma genérica ,daremos um passo mais no reconhecimento e discriminação de diferentes tipos odores por meio de brincadeiras simples e exercícios. Exercicio 1: loteria de odores- combinar Nós utilizamos – ver fotografias – os recipientes de rolos de filmes. Assim, enchemos dois recipientes com orégano, dois com cravo, dois com tomilho, dois com café, dois com lavanda,dois com... quantas mais trabalhamos ,melhor. Em um principio dispusemos sobre uma mesa seis frascos em duas filas de três. A criança abre o recipiente e cheira. Assim sucessivamente até encontrar a combinação. Pouco a pouco iremos subindo o número de recipientes. Exercicio 2: loteria de cheiros – reconhece

Plasticidad cerebral

Fuente : Redes nº44

Un océano por descobrir.

Imagem
Hoy estoy empezando mi trabajo destinado a estimular sensorialmente Emilio, desde logo, desde muy pequeño entendía la necesidad del juego como estimulo, pero nunca comprendí porque no era capaz de alimentar mi hijo como lo hacían la mayoría de las madres que conozco. Emilio hace deporte, y lo hace muy bien, va a natación, cosa que nos ayuda mucho. Cuando mi hijo parecía sordo e no hablaba, fue el estimulo destinado a la adquisición del lenguaje la prioridad en nuestra vida, ahora que parece que vamos cogiendo habilidad en ese trabajo van apareciendo más cosas( que por cierto no tenia ni idea ), resulta que eso es un mundo por descubrir y la verdad es que asustar ya no me asusta porque me siento acompañada. Algunas veces veo en mi perfil en la red social la frase, “ quieres saber como es el camino, pregunta a quien viene de vuelta”. Me queda ver los senderos por donde estuvieran otros  antes que yo.

Estimulação olfativa.

Imagem
Primeiro agradeço a amabilidade de Anabel que me permite mostrar o trabalho que ela tem reunido durante anos. 1 EXPERIMENTAR ODORES. Nossa vida cotidiana está impregnada de odores. Muitas vezes passam desapercebidos, outras resultam insuportáveis. Tem odores que tranqüilizam e acalmam, outros excitam e põem nervoso. Com os exercícios que se propõe a continuação vamos começar a descobrir o mundo dos odores com nossos filhos. Serão os primeiros passos para que aprendam a discriminar quais gostam ou não, a aceitar que odor forma parte de nossa vida e a controlar em um futuro a rejeição. Exercício 1: apresentar “ objetos” cotidianos e dar para cheirar. Quando a criança cheira e se dá nome ao que está cheirando. “ Isto é o desodorante”, “ Isto é a pasta de dentes”. Mais adiante se pode matizar o tipo de odor: “Isto é uma pasta de dentes e cheira a menta”. Por ultimo trabalharemos,”você gosta do cheiro?” e anotaremos sim ou não em uma tabla. - Produtos de asseio: colônia , o des