Postagens

Mostrando postagens de maio, 2012

Falar ( 1 parte)

Imagem
Durante as primeiras fases da vida dele tive a sorte de ser acompanhada por uma enfermeira estrita, e muito capacitada. Me lembro que quando ele  começou a andar ela  foi rotunda em dizer que melhor seria que tivesse espaço livre no qual ele pudesse gatear, que não são mais inteligentes por caminhar primeiro, que os andadores e demais aparatos não se deviam de usar. Tive sorte de aceitar os conselhos, porque depois eu entendi que o gateio é uma parte FUNDAMENTAL no desenvolvimento infantil. Depois disso quando começou o processo diagnóstico ouvi falar sobre o método PANDOVAN ( reorganização neurofuncional), foi maravilhoso as horas que passamos juntos estimulando  a psico motricidade e mastigando nozes e avelãs. Aqui estão alguns exemplos de inventos que resultam prejudiciais ao desenvolvimento das crianças.

Reforço

Imagem
É uma coisa que gera algumas vezes contradições a forma de reforçar a linguagem .  Uma verdade verdadeira é que não devemos antecipar-nos ao que a criança quer dizer, sim aproveitar essas oportunidades para aumentar e criar situações donde se possa reforçar a linguagem. Aprendi a não dar a primeira letra  e esperar que ele adivinhe ou recorde a palavra inteira. Exemplo , ele quer me explicar que necessita uma frigideira para ..... o que ele possa necessitar. Então vem e começa a explicar-me que necessita esse objeto redondo, com um pau . Ele sabe do que fala não tem o nome, não é errado  pegar o objeto, mostrar e perguntar: É esse? Depois da resposta dele você diz: FRIGIDEIRA, é uma palavra mais pro vocabulário dele. Se  eu digo começa com F existe demasiadas opções de palavras com F. Digo frigideira , toma a frigideira! Para mim tampouco é equivocado quando depois de uma longa tentava de formar uma frase e contar que quer  por exemplo ir à casa da avó e que dessas palavras todas

Verbos ( pensar, saber, acreditar, saber equivocar etc)

O material que subo hoje já faz mais de 2 anos que chegaram nas minhas mãos através da professora de Audição e Linguagem dele. Naquela época ela queria começar trabalhar sobre a teoria da mente , eu da minha parte estava trabalhando os primeiros verbos, começando com sonrise. Foram  comic muito uteis. Aqui vimos verbos como: cortar, pensar,  roubar,  ir , crê, saber, equivocar-se etc. Recortamos e ordenamos as estórias e tentava construir frases. Para entender o verbo pensar faz falta ver a perspectiva do outro. Outros verbos como saber  também  estão influidos pela perspectiva. Verbo pensar e todos os que passem pela cabeça. View more documents from maria-neres

Chamar atenção e estabelcer contato visual.

Imagem
Como sempre vou partido da minha experiência pessoal para escrever o que quero contar. Quando eu era pequena criança não tinha palavra nem opinião, e não se metia em conversa de adulto. A frase mais escutada era:"cala a boca menino!". Menos mal que o tempo mostra que se pode educar de outra maneira. Pois bem  o que vou contar são pautas que seguramente vocês já viram  em muitas lugares diferentes que ajudam a estabelecer contato visual. Mover-se fisicamente para colocar-se na mesma posição da criança. Se abaixar para ter o rosto de frente e poder estabelecer contato visual olho no olho. Chamar a atenção. Se a criança tolera o acercamento físico acercar-se. Colocar-se em uma posição que a criança possa te ver, não necessariamente tem que ter contacto olho, no olho, siplesmente que possa ver você. Use apoios visuais atrativos. Seja animado. Indique que está tentando chamar a atenção. Para isso um tapinha no ombro seguido do nome dele resulta útil. Depois diz a palavra ou

Evitar mal entendidos.

Imagem
"Para evitar mal entendido faz falta saber se a outra pessoa entendeu a mensagem que eu quis dar" Fazendo um repasso por nossa história agora quero convidar vocês   a escutar como foram nossos começos na questão linguagem. Ele com 5 anos era uma criança que praticamente no formava palavras, se distinguia muito mal o que ele queria dizer verbalmente. Como a maioria pensei que fosse surdo, que não escutasse , esse é um dos sintomas mais claros que existem nas crianças com transtorno do desenvolvimento. Passamos todo o processo de visitas ao otorrino para descartar que existisse perda auditiva, para nossa felicidade Emílio escuta perfeitamente. Então ,se ele escuta por que não fala? Sim meu filho é inteligente, se adapta a todas as  instruções por imitação, todos se levantam ele também, observava o comportamento dele na piscina, sempre era o ultimo da fila para fazer todos os exercícios, observava os demais e seguia , claro que se o companheiro fazia mal feito ele também.

O lugar donde Eu quero estar é aqui.

Imagem
É como mínimo contraditório dizer isso porque entre umas das coisas que desejo na vida está o desenvolvimento dele, então por essa regra de 3 aqui é donde eu não quero estar, esse é um assunto do qual eu não quero falar. Porém aprendi que quando  a loteria da vida de premia com algo o melhor a fazer é viver-lo. Com freqüência a mãe é quem primeiro se dá conta de que algo é diferente no filho antes do diagnóstico e com freqüência é culpada por querer saber , inclusive tem quem pense que é que está desocupada e deseja ter algo para completar a sua própria vida. Então dizer que este é meu lugar resulta estranho, dizer que desejo estar aqui uff! Quando começa o vai e vem com médico especialistas, quando algumas terapias não funcionam, quando agente perde tempo precioso, dinheiro e paciência, e ganhamos stress, todo isso reflete na nossa vida pessoal, em muitos casos divórcios, distanciamentos de parentes etc. Sim é uma situação estressante, donde toda a energia que temos é colocada a