Postagens

Mostrando postagens de abril, 2013

Globo repórter( formas interrogativas, 1ª entrevista)

Imagem
Aqui com ajuda de etiquetas começamos a trabalhar a sequencia das frases interrogativas. O objetivo é que a criança ordene a frase  tal como deveria estar. Depois brincamos a "globo repórter". Como um microfono de "mentira" simularemos um encontro com um repórter.  Para facilitar dê alternativas às perguntas. Roteiro: Olá:             respostas                     tchau!                     é um prazer                   * olá Eu sou Maria. Qual é o teu nome?      respostas:                                                        *  Meu nome é Alex                                                          Como vai você.                                                                Tchau Como vai você?          respostas                                   Como se escreve                                   Qual é o teu nome?                                   *Estou bem e você? É um prazer!                Respostas:

De quem é? ( do-da-de )

Imagem
Preposição: do ,da, de ( denotando pertencença ou possessão)  Para esta atividade vamos primeiro usar coisas de uso  exclusivo para dar exemplo , algo que a criança possa associar de forma inequívoca com o dono do objeto.  Poemos a agrupar  as coisas segundo o dono ou colocar as coisas junto ao nome do dono por exemplo. Depois perguntamos:  Exemplo :De quem é esta camiseta ? Se a criança não sabe dizer você começa dando o exemplo.... Camiseta da  mamãe. Carro do papai. Fazer associação entre masculino e do , feminino da.  ( varia conforme o gênero da pessoa)Para enlaçar com conteúdo anterior coloco de um lado nomes ou personagens  3 ou 4  e  do outro cartões com números de telefone. Eu digo o nome e o número de telefone para que ele (a) associe  a pessoa  ao número. Exemplo : " o telefone da Susan é 4578623 "  ele tem que reconhecer o número e colocar do lado de Susan ( que pode ser um nome em um carto, uma foto ou uma boneca, como você preferir). de, da , do 

Saudação ( interjeição)

Imagem
 Quase por uma questão de cortesia , para não parecer  mal educados, estas são as primeiras que deveríamos aprender. Olá, e Tchau. Olá Até logo!  Podemos dar a oportunidade da praticar cada vez que chegamos a um lugar, e cada vez que vamos embora. A atividade consiste em provocar a imitação.

Gênero

Imagem
Aqui vamos usar a imitação para começar a identificar e classificar o gênero masculino e feminino.   Para começar colocaremos duas colunas , em um lado a figura de um garoto e do outro uma garota, recortamos revistas ( podem ser usados  todos os substantivos que a criança queira) e colocaremos  os substantivos(cas a , carr o , port a , etc )na coluna correspondente. O uso do gênero dos substantivos assim como os artigos que precedem levam tempo. Buscaremos enfatizar o final da palavra, porque com a t erminação  da palavra podermos perceber o gênero de muitos substantivos.

Qual você prefere? ( e- qual-ou)

Imagem
Conjunção: ou ,e Pronome interrogativo: Qual? Qual?  Aqui é um bom momento para expressar opinião ,desejo e iniciativa. A pergunta" qual?"  dá a possibilidade da criança expressar os gostos e aversões .  Uma boa ideia é  buscar duas coisas diferentes por exemplo cada vez que tenha desenho livre, dar opção de escolher: Qual  você quer?  Este ou este? Este exemplo se pode aplicar a muitíssimas coisas: brinquedos , bolachas, bombons ,etc ( coisas que resultem atrativas para a sua criança). Claro que depois de pedir a opinião é fundamental aceitar o que você pediu.  Para incorporar o pronome e eu fiz muito uso de pequenas listas de nossas necessidades, lista para receitas, lista para a compra, lista de tarefas etc. Começamos pegando por exemplo os ingredientes dos crepes. Eu sei que o ingrediente fundamental para minha criança é o ovo. Então vamos colocando os ingredientes  na mesa  um a um e vou dizendo o nome de cada um, então justo antes do ultimo ingrediente solto ee

Números( relacionamos quantidade-simbolo)

Imagem
Basicamente em todos os exercícios que vou apresentar vai estar a seguinte sequencia:  Apresentação do assunto, identificação, classificação , organização e exposição por parte da criança. Os números significam quantidade: Coloco sobre a mesa  os catões individuais com os números até cinco mais ou menos e  junto vamos colocando "objetos" que representem a quantidade. Dizer nome do número e colocar a quantidade ao lado  em outra posição. Agora buscar o número que corresponde: coloque o número ao lado da quantidade . Existem muitos exercícios para inciar a criança no conceito dos números, eu da minha parte opto pelo uso concreto de material porque é como melhor funciona conosco.

Primeiros números

Imagem
  Pronome interrogativo: quanto? Vocabulário: nomes dos números Nesta ocasião nos referimos às quantidades. Começamos a mostrar o sentido da palavra" quanto?". No nosso caso é uma palavra que se confunde muito com "quando". A verdade é que são muito parecidas. Acho que o pictograma que simboliza a palavra "quanto",  foi um dos que mais utilizei, felizmente hoje já não é necessário. quantos? Primeiro apresentamos o vocabulário: Mostramos os números e repetimos os nomes (usar catões individuais). 1-um,2-dois etc . Como sempre é  bom começar usando poucos, para em outra ocasião acrescentar.  Aqui trabalhamos  a relação "nome-simbolo."  A relação simbolo- quantidade  ( aprender a contar) descrevo posteriormente. Escutar: aqui fazemos vários exercícios deste tipo. Em uma folha de papel escrevo números, peço para que ele marque, aponte ... o número que escuta. De cada folha só dois são corretas. marque o que você escuta Coloco os n

Adjetivo (cores)

Imagem
Para começar apresento as novas palavras. Começaremos usando poucas  e de diferentes gamas para que  com o passo do tempo ir agregando mais.  Neste caso uso cartões com manchas pintadas que se podem conficionar em casa.  Mostro a cor e peço para que ele repita.   Uma a uma e por separado.  Depois relacionamos  a cor com o cartão correspondente.

O bolso da mamãe. (número do substantivo, verbo haver "existir")

Imagem
Antes de começar  eu mostro e dou nome a tudo o que vamos aprender e usar. Para começar coloco no minha bolsa, varias " coisas" e trago pra que ele veja. Mostro a bolsa e digo " bolsa" e vou tirando as coisas de dentro uma a uma e digo o nome de cada uma: caneta, telefone, agenda, caderno, livro etc. Depois que ele repete escrevo nas etiquetas os nomes e peço para ele colocar nos objetos. A seguinte atividade consiste em em fazer grupos de coisas iguais. Exemplo : juntar varias canetas,  e em outro extremo deixo uma . Agora digo:" caneta" apontando para uma caneta. Apontando para o grupo de várias digo " caneta ssssssss ", exagerando o" s" para que ele veja a diferença de como se pronuncia . Faço o mesmo com todos os objetos que tenho na minha bolsa. Atividade de classificação: escrevo em etiquetas as palavras que aprendemos em plural e singular e faço uma tabela donde ele possa classificar em singular e plural ( minha crian