Estimulação olfativa 2.





Estou repassando o sistema sensorial por dois motivos um porque é uma matéria pendente e a segunda porque é primeiro capitulo sobre a teoria da mente . Post retirado do blog EL SONIDO DE LA HIERBA AL CRECER. Incluida a foto.

2 DISCRIMINAR OS ODORES

Depois de ter trabalhado a estimulação olfativa de forma genérica ,daremos um passo mais no reconhecimento e discriminação de diferentes tipos odores por meio de brincadeiras simples e exercícios.

Exercicio 1: loteria de odores- combinar



Nós utilizamos – ver fotografias – os recipientes de rolos de filmes. Assim, enchemos dois recipientes com orégano, dois com cravo, dois com tomilho, dois com café, dois com lavanda,dois com... quantas mais trabalhamos ,melhor.

Em um principio dispusemos sobre uma mesa seis frascos em duas filas de três. A criança abre o recipiente e cheira. Assim sucessivamente até encontrar a combinação.

Pouco a pouco iremos subindo o número de recipientes.

Exercicio 2: loteria de cheiros – reconhecer e combinar.

Como no exercício anterior,porém a criança dirá que cheirou: “é orégano” .” Muito bem, busca outro orégano”. Se a criança não reconhece o nome de um cheiro, lhe ajudaremos.

Exercicio 3: loteria de odores- reconhecer , combinar e valorar.

Como nos exercícios anteriores , porém daremos um mais ao perguntar a criança se ele gosta ou não o cheiro- nós descobrimos que Erik não gostava nada o cheiro do Romero, por exemplo. Assim que nada de cozinhar alimentos com Romero.

Exercicio 4: Que cheira tu? – Que eu cheiro?

Trabalhar os sentidos é um passo prévio também para ir praticando a teoria da mente. Com este simples exercício, iremos vendo que uma pessoa cheira a uma coisa , e outra cheira a outra coisa diferente. Ou seja, que não sempre todos percebemos o mesmo cheiro por nossos sentidos.

Colocamos sobre a mesa diferentes objetos que cheiram: espécies , loções, pasta de dentes, ervas aromáticas, meias sujas, água de limpar, etc. Em um principio, colocamos três desses objetos diante da criança, e três diante do adulto. Pouco a pouco iremos subindo o numero.

_lhe damos um objeto a criança para que cheire.”(nome da criança)- o que você cheira?” “(eu) cheiro a maçã” – “ muito bem, tu cheira a maçã” .

_Pegamos um objeto e cheiramos. “ (nome do objeto),que cheiro eu?” – tu a pasta de dentes- muito bem, eu cheiro a pasta de dentes.

Exercicio 5: Que cheira tu?- Que eu cheiro?- eu gosto, eu não gosto.

Como no exercício anterior, porém valoraremos também o odor.

- (nome da criança), que você cheira? – eu cheiro desodorante- muito bem, tu cheira a desodorante. Você gosta do cheiro?- sim ou não.

-(nome da criança) que eu cheiro?- tu cheira a meia- sim, eu cheiro a meia( aqui provocaremos que a criança pergunte se gostamos: pergunta me se eu gosto”) – Você gosta como cheira?- Não eu não gosto como cheira a meia; a meia está suja.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS(p.2)

Segurar o lápis

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS (p. 3)