Segurar o lápis


Um dia me chama a professora e me diz que Emilio não sabe sustentar o lápis na mão. Naquele momento não me pareceu que isso seria um problema, que era apenas porque era pequeno , afinal só tinha 3 anos e meio. Com o tempo fui descobrindo que são muitas as crianças que passam por essa dificuldade, frases como “ ele sai correndo quando vê um lápis” etc e tal.


Quero lembrar que toda aprendizagem tem que ser enlaçada com uma anterior para que possa ser efetiva, isso é uma coisa que as pessoas que estão ao meu lado criam “calos” nos ouvidos de escutar. Então, a pergunta não é o que estamos fazendo agora que não funciona, a pergunta é qual é o passo anterior que ele não entendeu ou donde eu posso relacionar o que eu quero mostrar pra ele agora.

Vamos lá!

Segurar o lápis é psicomotricidade , vejam os exemplos que eu usei com ele.

Primeiro ensinei a usar os dedinhos que usa pra pegar o lápis, não para pegar o lápis mas para outras coisas.



Essa é a posição que o lápis tem entre os dedos.




Outras vezes colocava a mão dele aberta e pedia pra ele fechar o colocava o lápis no lugar donde deveria estar,(entre os dedos polegar, indicador e médio ).



Outro exercício é fazer “ minhoquinha”, faz um tempo o vídeo está disponível em youtube, para que ele movimente o lápis e coloque na posiçao adequada.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS(p.2)

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS (p. 3)