Grupos semânticos

A primeira vez que trabalhamos fazer grupos semântico foi com comida e bebida. É algo que foi se ampliando com as peças de roupa e posteriormente com quase tudo que fizemos, é fácil.
Agrupamos palavras, contruimos grupos.Palavras que estão relacionadas entre si  pelo seu significado compartindo caracteristicas comuns  e referenciais, porem entre elas se podem fazer distinções.

Exemplo : com muitos cartões tínhamos embaralhados apenas dois grupos, comidas e bebidas. Tem que separar deste lado comida e do outro bebida. Depois para cada bebida colocamos o nome do lado e para cada alimento também. Com este mesmo podemos classificar em fruta e tortas  .Depois dar nome a cada coisa, por exemplo torta de maça, torta de chocolate etc. maga, caju ........
Por incrível que pareça este trabalho me ajudou muito na hora de ampliar vocabulário e simplesmente comprar o pao. Aqui temos o luxo de ter uma grande variedade de pães. Para ele era muito confuso quando digo :" Vamos comprar pao" e chego e peço: " me dá uma sorrisa" . Sorrisa é uma variedade de pao, o mesmo quando vamos ao supermercado e digo vamos a Hipercor ou vamos Alimerka, simplesmente vamos ao supermercado. É um exercício simples que facilitou muito nossa comunicação.


Um exemplo de como forma grupo semântcio  é buscar no desenho  abaixo animais que compartam algo comum.
podemos buscar as aves e dar nome a todas elas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS(p.2)

Segurar o lápis

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS (p. 3)