Somas e subtrações.

Pois bem na hora de adquirir conhecimentos sobretudo sistemáticos vamos partir do principio de que sempre tem que existir um conhecimento prévio para enlaçar com o seguinte, então não posso imaginar uma criança fazendo equações quando as operações fundamentais não estão cimentadas e assim sucessivamente.


Com meu filho tudo vai mais rápido se podemos colocar de forma concreta. Vou colocar os passos que seguimos para que pudesse aprender a somar e subtrair de forma quase automática.

No principio comecei explicando que + é juntar ,
então vamos lá! Tenho 3+4 e são... 1234567

Dia seguinte...

Agora vamos ver aqui já tem 4, não faz falta contar o 4 porque já sabemos quanto é , contamos a partir daí. Vamos, depois do 4 vem 5, 6, 7, !!!

Comecei a colocar um numero para fazer a transição do concreto ao abstrato. 4 peças + 3 peças=7

Logo tirei um lado as peças e deixei o outro. 4 +3peças =7

Então lhe ensinei a substituir por dedos, para uma emergência... e contamos 4+3 dedos = 7

Para aprender a somar é muito importante aprender a contar de forma seqüenciada... 1,2,3,4,5,6,7,8,.... Outra coisa importante é saber quem é o maior porque no caso De Milin é nosso ponto de partida.

Para subtrair é a operação inversa, ou seja o mesmo só que em sentido contrario.

Pois bem temo 4 e vamos tirar 2... a medida que vamos tirando vamos contando ao invés de pra frente pra trás.4,3,2. Sempre nos situamos no numero maior e contamos até o menor para trás.


Importante:


Usar o bom senso. nós começamos agregando 1 exemplo 3+1, 5+1, quando estava assimilado pusemos 2, tipo 4+2,5+2,3+2

E aprendemos que melhor devagar e seguro, nao começamos as subtraçoes até que nao tivemos as adiçoes bem assimiladas. Agregar pouca dificuldade de maneira paulatina, à medida que vai assimilando as coisas.

Comentários

  1. Outra técnica pra subtrair é situar-se no menor e contar até completar o maior. Por exemplo fulanito me dá 5 reais pra cobrar 2,75. Pois bem eu tenho 2,75 o que tenho que fazer é colocar 5 centavos e tenho 2,80, coloco 20 centavos e tenho 3 reais e vou colocando mais até terminar de completar quando chego à cifra 5 dei a volta sem falhos. Dei a diferença entre 2,75 e 5 que é 2,25reais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS(p.2)

Segurar o lápis

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS (p. 3)