O poder das redes sociais.

“Para saber quem somos temos que entender como estamos conectados.”

James Fowler

Se fossemos conscientes de que nossas ações e atitudes influenciam não só no nosso entorno mais próximo , mas também a mais de mil pessoas cada dia ,sem duvida pararíamos mais antes de tomar uma decisão e adotar um comportamento.

Estás buscando namorado? Esquece das discotecas e conta com seus amigos e familiares ou companheiros de trabalho, aproximadamente um 68% das pessoas conheceram sua meia laranja depois de serem sido apresentados por um intermediário que ambos conheciam, só um 23 % das pessoas conheceram seu cônjuge sem a interferência de ninguém. Você tem medo que um desconhecido de assassine na rua?, relaxe-se , mas presta atenção nas pessoas que você conhece, o 75% dos homicídios que acontecem nos Estados Unidos se cometeram entre pessoas que se conheciam anteriormente, e com freqüência tinham uma relação muito próxima. Você teve um sobrinho recentemente? Pois prepare-se para a paternidade ou maternidade, porque você tem um 15% mais de probabilidade de ter um bebê que a media das pessoas se teu irmão (a) teve um filho nos últimos dois anos. Se sois homem e desejas viver mais anos , casar-se te dará melhor resultado que a maioria dos tratamentos farmacêuticos, a media de vida dos homens casados é de 7 anos mais que a dos solteiros, no caso das mulheres o incremento é de somente 2 anos . Os alimentos com calorias altas e a vida sedentária nos faz engordar e os amigos gordos também, o risco de ser obeso se triplica quando uma pessoa tem um amigo que também se torna obeso.

Todos sabemos dizer rapidamente quem são nossos amigos, com menos facilidade podemos recordar também quem são os amigos de nossos amigos, porém é impossível dizer quem são os amigos dos amigos de nossos amigos , porém todos eles influenciam em nós e nós influenciamos neles. Entre duas pessoas qualquer das quase 7 mil milhões que habitam o planeta existem como máximo 6 graus de separação, isso significa que entre A e B se pode traçar uma linha de não mais de 5 conhecidos ,a final de contas que o mundo é pequeno sempre sabíamos. O que não sabíamos é que o contagio entre as pessoas de coisas boas e más como o tabaquismo, o altruísmo, a obesidade, a felicidade, a depressão ou o alcoolismo se transmitem pelas redes sociais até três graus de influencia. Em media estamos conectados por 3 graus de separação com 8 mil pessoas, a grande maioria das quais não conhecemos, porém influenciam em nossas vidas drasticamente, pela primeira vez na história científicos como James Fowler dispõem de dados suficientes para ter uma visão geral de como funcionam as redes sociais e ver como o que afeta a uma pessoa influencia também nos demais e ademais ao longo do tempo. Muitas pessoas ao saber que as redes sociais condicionam tanto nossas vidas crêem que estão condenadas a repetir os padrões que circulam pela sociedade, porém o enfoque pode ser totalmente diferente. Ao ser consciente do poder das redes sociais podes converter-te em motor da mudança potencial para muitíssimas pessoas, gente que seguramente nem sequer chegarás a conhecer.

Fonte : Redes para la ciencia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS(p.2)

Segurar o lápis

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS (p. 3)