Estimulação olfativa.
Primeiro agradeço a amabilidade de Anabel que me permite mostrar o trabalho que ela tem reunido durante anos.
1 EXPERIMENTAR ODORES.
Nossa vida cotidiana está impregnada de odores. Muitas vezes passam desapercebidos, outras resultam insuportáveis. Tem odores que tranqüilizam e acalmam, outros excitam e põem nervoso. Com os exercícios que se propõe a continuação vamos começar a descobrir o mundo dos odores com nossos filhos. Serão os primeiros passos para que aprendam a discriminar quais gostam ou não, a aceitar que odor forma parte de nossa vida e a controlar em um futuro a rejeição.
Exercício 1: apresentar “ objetos” cotidianos e dar para cheirar.
Quando a criança cheira e se dá nome ao que está cheirando. “ Isto é o desodorante”, “ Isto é a pasta de dentes”. Mais adiante se pode matizar o tipo de odor: “Isto é uma pasta de dentes e cheira a menta”. Por ultimo trabalharemos,”você gosta do cheiro?” e anotaremos sim ou não em uma tabla.
- Produtos de asseio: colônia , o desodorante, loções , pasta de dentes, laca, creme, ou loção para depois de fazer a barba.
-temperos e ervas aromáticas: canela, menta, alho, orégano, tila,tomilho, alecrim, lavanda, cominho etc.
-frutas e verduras: limão, laranja, aipo, maça, banana, ervilhas , cebolas, couve-flor , morango, beterraba, pepino, abacaxi etc.
-aromas de flores: rosas , peônias, cravos , etc.
-na cozinha: assados, vinagre, pão recém feito, mostarda, bacon, molhos, pastelaria,
-a roupa da lavadora: antes e depois de lavar.
-óleos essenciais.
-utilizar diferentes sabonetes para o banho: lavanda, calêndula , rosas, magnólia... ou incorporar óleos essenciais. Também sais de banho.
-velas cheirosas etc.
-etc.
Exercício 2: passeios cheirosos, donde faremos referencia aos diferentes odores.
-padaria
-jardim
-bosque
-posto de gasolina
-galinheiro
-peixaria
-etc.
Exercício 3: massagens de cheiro
Existem muitos óleos essenciais com os quais se pode massagear a uma criança( nós usamos lavanda e amêndoa amarga sobre todo). A massagem com óleos essenciais deve ser sempre antes do banho, para não ressecar a pele. Depois do banho se poderia massagear com creme corporal.
Exercício 4: A magia da cozinha.
Erik é hoje em dia um ajudante de cozinha fabuloso: lhe encanta limpar as saladas, preparar alinhos , amassar, preparar pizzas, etc.
Preparar salsas e alinhos junto com a criança é uma maneira muito divertida de estimular seu olfato , ademais irá descobrindo diferentes ingredientes e terá maior contato com os alimentos.
Nós começamos com alinhos simples: óleo , sal , vinagre e uma espécie , e pouco a pouco fomos somando ingredientes. Não todos os alinhos foram comestíveis, rss, rsss , porem agora é um pequeno experto.
Com as massas para pãozinho , se pode incorporar passas, cravo, canela, baunilha,cominho, gengibre, frutos secos, sementes de gergelim, sementes de girassol etc.
Os molhos oferecem também muitas possibilidades, e se podem trabalhar de cores, vinagrete verde, vinagrete vermelha, maionese, mostarda, tártara , chimichurri etc.
Exercício 5: minhas plantas:
Trabalhar com a terra e com as plantas es também muito divertido. A criança pode ter seu pequenos vasos – de plástico melhor- com ervas aromáticas , ademais se pode ensinar a cuidar das plantas, a regar etc.
Exercício 6: Brincadeiras
-Realizar composições donde a criança pegue grãos de café, pipoca, ervas aromáticas, canela, baunilha, cravo etc.
-Utilizar adesivos cheirosos e papel que ao aranhar emite cheiro.
-Marcadores e ceras perfumados.
- Criar popurris com flores secas ou ervas aromáticas em bolsinhas que depois colocaremos em armários e gavetas.
Post extraído do blog : EL SONIDO DE LA HIERBA AL CRECER
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário.