Estimulação olfativa.



Primeiro agradeço a amabilidade de Anabel que me permite mostrar o trabalho que ela tem reunido durante anos.

1 EXPERIMENTAR ODORES.

Nossa vida cotidiana está impregnada de odores. Muitas vezes passam desapercebidos, outras resultam insuportáveis. Tem odores que tranqüilizam e acalmam, outros excitam e põem nervoso. Com os exercícios que se propõe a continuação vamos começar a descobrir o mundo dos odores com nossos filhos. Serão os primeiros passos para que aprendam a discriminar quais gostam ou não, a aceitar que odor forma parte de nossa vida e a controlar em um futuro a rejeição.

Exercício 1: apresentar “ objetos” cotidianos e dar para cheirar.

Quando a criança cheira e se dá nome ao que está cheirando. “ Isto é o desodorante”, “ Isto é a pasta de dentes”. Mais adiante se pode matizar o tipo de odor: “Isto é uma pasta de dentes e cheira a menta”. Por ultimo trabalharemos,”você gosta do cheiro?” e anotaremos sim ou não em uma tabla.

- Produtos de asseio: colônia , o desodorante, loções , pasta de dentes, laca, creme, ou loção para depois de fazer a barba.

-temperos e ervas aromáticas: canela, menta, alho, orégano, tila,tomilho, alecrim, lavanda, cominho etc.

-frutas e verduras: limão, laranja, aipo, maça, banana, ervilhas , cebolas, couve-flor , morango, beterraba, pepino, abacaxi etc.

-aromas de flores: rosas , peônias, cravos , etc.

-na cozinha: assados, vinagre, pão recém feito, mostarda, bacon, molhos, pastelaria,

-a roupa da lavadora: antes e depois de lavar.

-óleos essenciais.

-utilizar diferentes sabonetes para o banho: lavanda, calêndula , rosas, magnólia... ou incorporar óleos essenciais. Também sais de banho.

-velas cheirosas etc.

-etc.

Exercício 2: passeios cheirosos, donde faremos referencia aos diferentes odores.

-padaria

-jardim

-bosque

-posto de gasolina

-galinheiro

-peixaria

-etc.



Exercício 3: massagens de cheiro

Existem muitos óleos essenciais com os quais se pode massagear a uma criança( nós usamos lavanda e amêndoa amarga sobre todo). A massagem com óleos essenciais deve ser sempre antes do banho, para não ressecar a pele. Depois do banho se poderia massagear com creme corporal.

Exercício 4: A magia da cozinha.

Erik é hoje em dia um ajudante de cozinha fabuloso: lhe encanta limpar as saladas, preparar alinhos , amassar, preparar pizzas, etc.

Preparar salsas e alinhos junto com a criança é uma maneira muito divertida de estimular seu olfato , ademais irá descobrindo diferentes ingredientes e terá maior contato com os alimentos.

Nós começamos com alinhos simples: óleo , sal , vinagre e uma espécie , e pouco a pouco fomos somando ingredientes. Não todos os alinhos foram comestíveis, rss, rsss , porem agora é um pequeno experto.

Com as massas para pãozinho , se pode incorporar passas, cravo, canela, baunilha,cominho, gengibre, frutos secos, sementes de gergelim, sementes de girassol etc.

Os molhos oferecem também muitas possibilidades, e se podem trabalhar de cores, vinagrete verde, vinagrete vermelha, maionese, mostarda, tártara , chimichurri etc.



Exercício 5: minhas plantas:

Trabalhar com a terra e com as plantas es também muito divertido. A criança pode ter seu pequenos vasos – de plástico melhor- com ervas aromáticas , ademais se pode ensinar a cuidar das plantas, a regar etc.

Exercício 6: Brincadeiras

-Realizar composições donde a criança pegue grãos de café, pipoca, ervas aromáticas, canela, baunilha, cravo etc.

-Utilizar adesivos cheirosos e papel que ao aranhar emite cheiro.

-Marcadores e ceras perfumados.

- Criar popurris com flores secas ou ervas aromáticas em bolsinhas que depois colocaremos em armários e gavetas.



Post extraído do blog : EL SONIDO DE LA HIERBA AL CRECER



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS(p.2)

Segurar o lápis

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS (p. 3)