Modelo de aquisição da linguagem em crianças autistas ( Prinzant, 1983ª) Prinzant(1983ª) , fundamentando-se no conceito do continuo processamento gestalt- analitico propõe um modelo de aquisição da linguagem para descrever o progresso do desenvolvimento da linguagem em crianças autistas. Fica claro que este modelo de desenvolvimento se apresenta em etapas só de cara à claridade da exposição. O processo se compreende melhor como um continuo sem divisões claras. Na primeira etapa as emissões são principalmente ecolálicas e o nível de compreensão é muito baixo. O sujeito usa ecos com função interativa de toma de turnos ( função fática), ecos de recheio para o manutenção da interação sem função comunicativa concreta. Também se observam ecos com função de auto-estimulação. Na segunda etapa se produz uma diversificação das funções pragmáticas cujo serviço vai estar a ecolalia. ( Vease Prinzant e Rydell, 1984; Prinzant e Duchan, 1981 para um estudo das diferentes funções da e...
Um dia me chama a professora e me diz que Emilio não sabe sustentar o lápis na mão. Naquele momento não me pareceu que isso seria um problema, que era apenas porque era pequeno , afinal só tinha 3 anos e meio. Com o tempo fui descobrindo que são muitas as crianças que passam por essa dificuldade, frases como “ ele sai correndo quando vê um lápis” etc e tal. Quero lembrar que toda aprendizagem tem que ser enlaçada com uma anterior para que possa ser efetiva, isso é uma coisa que as pessoas que estão ao meu lado criam “calos” nos ouvidos de escutar. Então, a pergunta não é o que estamos fazendo agora que não funciona, a pergunta é qual é o passo anterior que ele não entendeu ou donde eu posso relacionar o que eu quero mostrar pra ele agora. Vamos lá! Segurar o lápis é psicomotricidade , vejam os exemplos que eu usei com ele. Primeiro ensinei a usar os dedinhos que usa pra pegar o lápis, não para pegar o lápis mas para outras coisas. Essa é a posição que o lápis tem entre ...
PRINCÍPIOS GERAIS PARA O TRATAMENTO DA ECOLALIA 1. Proporcionar modelos alternativos à ecolalia , ajustar-se ao nível de desenvolvimento da criança. 2. Responda à intenção comunicativa da criança. 3. Adapte o input lingüístico ao nível de compreensão lingüística da criança. 4. Não se aproveite das habilidades especiais de memória episódica para treinar respostas excessivamente complexas ( ecos, “ camuflados”). 5. Adiar o treinamento de pronomes pessoais e em geral termino dêiticos até fases mais avançadas do programa. 6. Generalizar os objetivos alcançados em uma variedade de referentes , contextos e pessoas diferentes e fomentar a espontaneidade e o uso criativo de estruturas sintáticas. 7. Colocar o tratamento da ecolalia dentro do seu programa geral de tratamento da linguagem e comunicação. 1. Proporcionar modelos alternativos à ecolalia , ao ajustar-se ao nível de desenvolvimento da criança. Os modelos devem estar ajustados ao nível de competência li...
Excekente video, un poquitin largo pero valio la pena.
ResponderExcluirCariños,
Rosio