QUE ETENDEMOS POR TEORIA DA MENTE?



 

 

 
Entendemos por teoria da mente (Theory of Mind) como a capacidade de perceber que as outras pessoas possuem um estado interno igual que o nosso e ao mesmo tempo diferente.

 
As pessoas apresentam a habilidade automática de atribuir desejos, intenções, estados de conhecimento ou pensamentos de outras pessoas e dar se conta de que são diferentes da suas próprias. Isso leva consigo a representação interna dos estados de mentais das outras pessoas. Nossa relação com as pessoas do entorno está muito condicionada pela Teoria da mente. Para entender o que fazem ou dizem os demais , nos colocaremos em seu lugar e assim poderemos compreender o que leva ou motiva a atuar de uma determinada maneira.

 
No entanto, as pessoas com autismo apresentam dificuldades para dar se conta do que pensa ou crê a outra pessoa. Para Frith (1989), as crianças com espectro autista “não diferenciam entre o que existe no interior da sua mente e o que existe no interior da mentes dos demais”. Quando não se possui a capacidade de colocar se no lugar de outra pessoa,as condutas alheias resultam imprevisíveis, carentes de todo sentido e difíceis de compreender. O déficit de Teoria da Mente explica em grande medida as dificuldades que as pessoas com TEA apresentam na área social.

 
As conseqüências de este déficit podem manifestar-se em:

 
(extraído do blog http://aulautista.wordpress.com/):

 
  • Dificuldade para predizer a conduta de outros

  • Dificuldade para dar-se conta das intenções dos outros ou conhecer as verdadeiras razoes que guiam suas condutas

  • Dificuldade para entender as emoções dos demais, o que levará a mostrar escassas reações empáticas

  • Dificuldade para compreender como suas condutas ou comentários afetarão as outras pessoas e influirão no que os demais pensem deles.

  • Ao oferecer qualquer tipo de informação mostram dificuldade para ter em conta o nível de conhecimento do interlocutor sobre o assunto em questão ( o que pode levar a que o interlocutor não compreenda bem de que se está falando)

  • Dificuldade para ter em conta o grau de interesse do interlocutor sobre o assunto de conversação

  • Dificuldade para antecipar o que os demais podem pensar sobre seu comportamento

  • Dificuldade para mentir e para compreender o engano

  • Dificuldade para compreender as interações sociais, o que leva problema à hora de respeitar os turnos,seguir o tema de conversação e manter o contato ocular adequado.


 

Comentários

  1. Maria Gloria,me alegra que te guste, lo tienes listo para descargar en el blog http://teoriamente.blogspot.com/
    Besote y gracias por pasar! ;O)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS(p.2)

Segurar o lápis

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS (p. 3)