Trabalhamos o tempo e a estruturação da linguagem.



Para mim um dos maiores problemas que eu via com ele e que causava muita frustração, foi a questão “ tempo”, coisa que influenciava muito na linguagem porque se não sabemos quando  difícil é contar o que passou e passará.
Quando comentei com a psicóloga que já estávamos trabalhando as seqüências temporais, ela me disse que esse é um dos conceitos mais difíceis que existe para qualquer criança  assimilar, assim que não  me frustrasse se  o resultado não fosse o esperado.
Estabelecidos os objetivos me armei de pictogramas, e fui em busca de algo que pudera estabelecer como vinculo para que ele pudesse entender o que eu queria explicar.
 Aqui a definição de seqüenciar...
Seqüenciar:  é estabelecer uma série ou sucessão de coisas que guardam entre si uma certa relação.
Curiosamente ele já sabia seqüenciar números , isso nós já tínhamos trabalhado e mais que trabalhado estava, quem vem depois e quem vem antes.
Foi assim como fizemos para seqüenciar números...

Na verdade essa parte do processo estávamos trabalhando os números e as somas, e isso foi algo que me serviu de elo. Aqui o que fazia era perguntar:
Eu: _Donde você está?
Ele: _No cinco
Eu: _Quem vem depois?
Ele dá um passo e diz o seis, ou dois passos depende do que eu pedia.
Eu: Quem está atrás?
Ele: tal e tal...
Foi assim como aprendemos a seqüenciar os números. 



Estabelecemos um relação entre os números e os acontecimento no tempo.





 
A pergunta clave é : VOCÊ DONDE ESTÁ?, que aconteceu antes, que acontecerá depois. Quem vem antes quem vem depois.
 
Este é um lugar estupendo donde existe um sem fim de imagens e pictogramas para trabalhar. Em todo caso os antigos de "gibis" da turma da mônica por dar um exemplo , recortados podem ser iguais de uteis.

Com respeito ao tempo o que tinha que estabelecer eram “ fronteiras” por dizer de alguma forma para que ele soubesse que depois de aí,  segue e já será outra coisa.
Exemplo dia e noite: é de noite ( que coisas vemos?, a lua, está escuro, é hora de dormir), é de dia ( está claro, aí está o sol).
Para distinguir a tarde da manhã coloquei o almoço como ponto de referencia, porque não estava segura que marcando uma hora como limite ele fosse capaz de entender. Assim fizemos em pictogramas...
Com a ajuda de calendários mostrei a relação entre dias e números, que são uma seqüência donde terminam em 30 , 31, daí passamos a outro mês.
Para explicar  quando termina uma hora coloquei um controle remoto no chão e dava uma volta ao redor: “agora conta cada vez que salte passou uma hora”  dava uma volta em circulo e saltava, 1, 2,  uf passarão 2 horas. Cada vez que o relógio passa pela 12 passou uma hora.  Agora estamos no 4, cada vez que damos uma volta inteira e passamos pelo 4 passou uma hora.  
Outra coisa que fiz muito e faço é faze planos para o dia seguinte, coisa do tipo amanha vamos... e falar do que nos passou durante o dia.
Desejo que seja util nossas vivencias. ;O)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS(p.2)

Segurar o lápis

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS (p. 3)