Trabalhamos o tempo e a estruturação da linguagem.
Para mim um
dos maiores problemas que eu via com ele e que causava muita frustração, foi
a questão “ tempo”, coisa que influenciava muito na linguagem porque se não
sabemos quando difícil é contar o que
passou e passará.
Quando
comentei com a psicóloga que já estávamos trabalhando as seqüências temporais,
ela me disse que esse é um dos conceitos mais difíceis que existe para qualquer
criança assimilar, assim que não me frustrasse se o resultado não fosse o esperado.
Estabelecidos
os objetivos me armei de pictogramas, e fui em busca de algo que pudera
estabelecer como vinculo para que ele pudesse entender o que eu queria
explicar.
Aqui a definição de seqüenciar...
Seqüenciar: é estabelecer uma série ou sucessão de coisas
que guardam entre si uma certa relação.
Curiosamente ele já sabia seqüenciar números , isso nós já tínhamos trabalhado e mais que
trabalhado estava, quem vem depois e quem vem antes.
Foi assim
como fizemos para seqüenciar números...
Na verdade
essa parte do processo estávamos trabalhando os números e as somas, e isso foi
algo que me serviu de elo. Aqui o que fazia era perguntar:
Eu: _Donde você
está?
Ele: _No
cinco
Eu: _Quem
vem depois?
Ele dá um
passo e diz o seis, ou dois passos depende do que eu pedia.
Eu: Quem
está atrás?
Ele: tal e
tal...
Foi assim
como aprendemos a seqüenciar os números.
Estabelecemos
um relação entre os números e os acontecimento no tempo.
A pergunta
clave é : VOCÊ DONDE ESTÁ?, que aconteceu antes, que acontecerá
depois. Quem vem antes quem vem depois.
Este é um
lugar estupendo donde existe um sem fim de imagens e pictogramas para
trabalhar. Em todo caso os antigos de "gibis" da turma da mônica por dar um exemplo , recortados podem ser iguais de uteis.
Com
respeito ao tempo o que tinha que estabelecer eram “ fronteiras” por dizer de
alguma forma para que ele soubesse que depois de aí, segue e já será outra coisa.
Exemplo dia
e noite: é de noite ( que coisas vemos?, a lua, está escuro, é hora de dormir),
é de dia ( está claro, aí está o sol).
Para
distinguir a tarde da manhã coloquei o almoço como ponto de referencia, porque
não estava segura que marcando uma hora como limite ele fosse capaz de
entender. Assim fizemos em pictogramas...
Com a ajuda
de calendários mostrei a relação entre dias e números, que são uma seqüência
donde terminam em 30 , 31, daí passamos a outro mês.
Para explicar quando termina uma hora coloquei um controle
remoto no chão e dava uma volta ao redor: “agora conta cada vez que salte
passou uma hora” dava uma volta em
circulo e saltava, 1, 2, uf passarão 2
horas. Cada vez que o relógio passa pela 12 passou uma hora. Agora estamos no 4, cada vez que damos uma
volta inteira e passamos pelo 4 passou uma hora.
Outra coisa
que fiz muito e faço é faze planos para o dia seguinte, coisa do tipo amanha
vamos... e falar do que nos passou durante o dia.
Desejo que seja util nossas vivencias. ;O)
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