Chamar atenção e estabelcer contato visual.

Como sempre vou partido da minha experiência pessoal para escrever o que quero contar. Quando eu era pequena criança não tinha palavra nem opinião, e não se metia em conversa de adulto. A frase mais escutada era:"cala a boca menino!". Menos mal que o tempo mostra que se pode educar de outra maneira.
Pois bem  o que vou contar são pautas que seguramente vocês já viram  em muitas lugares diferentes que ajudam a estabelecer contato visual.

  • Mover-se fisicamente para colocar-se na mesma posição da criança. Se abaixar para ter o rosto de frente e poder estabelecer contato visual olho no olho.
  • Chamar a atenção. Se a criança tolera o acercamento físico acercar-se. Colocar-se em uma posição que a criança possa te ver, não necessariamente tem que ter contacto olho, no olho, siplesmente que possa ver você. Use apoios visuais atrativos. Seja animado.
  • Indique que está tentando chamar a atenção. Para isso um tapinha no ombro seguido do nome dele resulta útil. Depois diz a palavra ou frase que você quer falar. Frase do tipo:" olha!" isso, ou  "escuta" também são uteis.
  • Usar linguagem corporal, EVITAR balanceio de mãos durante a conversa e movimentos bruscos. pronunciar devagar para que criança tenha tempo de associar as palavrar e dar significado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS(p.2)

Segurar o lápis

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS (p. 3)