Reforço

É uma coisa que gera algumas vezes contradições a forma de reforçar a linguagem .

 Uma verdade verdadeira é que não devemos antecipar-nos ao que a criança quer dizer, sim aproveitar essas oportunidades para aumentar e criar situações donde se possa reforçar a linguagem.

Aprendi a não dar a primeira letra  e esperar que ele adivinhe ou recorde a palavra inteira. Exemplo , ele quer me explicar que necessita uma frigideira para ..... o que ele possa necessitar. Então vem e começa a explicar-me que necessita esse objeto redondo, com um pau . Ele sabe do que fala não tem o nome, não é errado  pegar o objeto, mostrar e perguntar: É esse? Depois da resposta dele você diz: FRIGIDEIRA, é uma palavra mais pro vocabulário dele. Se  eu digo começa com F existe demasiadas opções de palavras com F. Digo frigideira , toma a frigideira!

Para mim tampouco é equivocado quando depois de uma longa tentava de formar uma frase e contar que quer  por exemplo ir à casa da avó e que dessas palavras todas você entenda casa e avó. Dar opções do tipo: "Você quer ir na casa da avó?" Isso é ajudar a construir a frase. Em nosso caso o reforço positivo sempre foi mais efetivo em tudo. Que ele saiba que seus intentos são correspondidos e que a linguagem verbal serve para mover as pessoas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS(p.2)

Segurar o lápis

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS (p. 3)