De quem é? ( do-da-de )

Preposição: do ,da, de ( denotando pertencença ou possessão)

 Para esta atividade vamos primeiro usar coisas de uso  exclusivo para dar exemplo , algo que a criança possa associar de forma inequívoca com o dono do objeto.
 Poemos a agrupar  as coisas segundo o dono ou colocar as coisas junto ao nome do dono por exemplo.
Depois perguntamos:  Exemplo :De quem é esta camiseta ? Se a criança não sabe dizer você começa dando o exemplo.... Camiseta da mamãe. Carro do papai. Fazer associação entre masculino e do , feminino da.
 ( varia conforme o gênero da pessoa)Para enlaçar com conteúdo anterior coloco de um lado nomes ou personagens  3 ou 4  e  do outro cartões com números de telefone. Eu digo o nome e o número de telefone para que ele (a) associe  a pessoa  ao número. Exemplo : " o telefone da Susan é 4578623"  ele tem que reconhecer o número e colocar do lado de Susan ( que pode ser um nome em um carto, uma foto ou uma boneca, como você preferir).
de, da , do 

Podemos reforçar o uso de estas preposições muitas vezes no parque infantil identificando o dono de um brinquedo , quando vamos de visita comentando que vamos na" casa da  titia". etc
Fazendo pedidos: fulano pega para mi a "calculadora do ...."   Encontrando coisas "desconhecidas " por casa:  fulano " Você sabe de quem é isto?"  É do...............use a imaginação , seguro que você vai encontrar numerosas formas de aplicar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS(p.2)

Segurar o lápis

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS (p. 3)