O bolso da mamãe. (número do substantivo, verbo haver "existir")
Para começar coloco no minha bolsa, varias " coisas" e trago pra que ele veja. Mostro a bolsa e digo " bolsa" e vou tirando as coisas de dentro uma a uma e digo o nome de cada uma: caneta, telefone, agenda, caderno, livro etc.
Depois que ele repete escrevo nas etiquetas os nomes e peço para ele colocar nos objetos.
A seguinte atividade consiste em em fazer grupos de coisas iguais. Exemplo : juntar varias canetas, e em outro extremo deixo uma . Agora digo:" caneta" apontando para uma caneta. Apontando para o grupo de várias digo " canetassssssss", exagerando o" s" para que ele veja a diferença de como se pronuncia . Faço o mesmo com todos os objetos que tenho na minha bolsa.
Atividade de classificação: escrevo em etiquetas as palavras que aprendemos em plural e singular e faço uma tabela donde ele possa classificar em singular e plural ( minha criança já sabe ler).
Nesta atividade aprendemos a usar o verbo (haver) que aqui se usa de forma cotidiana. No Brasil eu creio que o sinônimo é ter Exemplo: Olha o que tem na bolsa da mamãe.
Na bolsa da mamãe tem.............,........................,..............................,............................ e..........................
O que tem na bolsa da mamãe?
Tem..............,.......................,.....................
O que tem na bolsa da mamãe?
Tem..............,.......................,.....................
Coisas que aprendemos:
Vocabulário : caderno, caneta, livro, bolsa, telefone etc.
Número dos substantivos ( singular e plural)
Vebo: Ter ( existir)
![]() |
plural |
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário.