O bolso da mamãe. (número do substantivo, verbo haver "existir")

Antes de começar  eu mostro e dou nome a tudo o que vamos aprender e usar.
Para começar coloco no minha bolsa, varias " coisas" e trago pra que ele veja. Mostro a bolsa e digo " bolsa" e vou tirando as coisas de dentro uma a uma e digo o nome de cada uma: caneta, telefone, agenda, caderno, livro etc.
Depois que ele repete escrevo nas etiquetas os nomes e peço para ele colocar nos objetos.
A seguinte atividade consiste em em fazer grupos de coisas iguais. Exemplo : juntar varias canetas,  e em outro extremo deixo uma . Agora digo:" caneta" apontando para uma caneta. Apontando para o grupo de várias digo " canetassssssss", exagerando o" s" para que ele veja a diferença de como se pronuncia . Faço o mesmo com todos os objetos que tenho na minha bolsa.

Atividade de classificação: escrevo em etiquetas as palavras que aprendemos em plural e singular e faço uma tabela donde ele possa classificar em singular e plural ( minha criança já sabe ler).

Nesta atividade aprendemos  a usar o verbo (haver) que aqui se usa de forma cotidiana. No Brasil eu creio que o sinônimo é ter Exemplo: Olha o que tem na bolsa da mamãe.
Na bolsa da mamãe tem.............,........................,..............................,............................ e..........................

O que tem na bolsa da mamãe?
Tem..............,.......................,.....................

Coisas que aprendemos:

Vocabulário : caderno, caneta, livro, bolsa, telefone etc.

Número dos substantivos ( singular e plural)
Vebo: Ter ( existir)
plural


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS(p.2)

Segurar o lápis

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS (p. 3)