Discurso direto e indireto

Seguimos trabalhando os aspectos dos discursos , histórias temporais . Secencias lógica e vocabulário. Embora a fala só represente um7% da linguagem no ser humano, vamos por tudo! Merecemos!
  Discurso direto  é quando uma pessoa fala. Exemplo : _Papai foi comprar
Discurso indireto é quando a pessoa transmite a oraçao do outro de forma literal ( se agrega  "disse que  "ou "perguntou se "depois da pessoa). Exemplo: Emilio disse que papai foi comprar.
Para trabalhar  pedi que o pai dele me mandasse recados através dele. E eu mandei recados pro pai dele. Que conste que quando eu era pequena isso todo mundo fazia, mandar ir na casa de fulano e contar algo. Agora com zap zap, tudo vai em segundos. Também pedi que me contara de que falavam os gibis.
Frases do tipo: Magali disse que........

A dificuldade aqui foi em identificar  o que é perguntar, para ele perguntar e falar eram a mesma coisa. E nao é assim. Perguntar é basicamente interrogar para que alguém diga o que sabe sobre um assunto. Falar é articular e proferir palavras para dar-se a entender. Nos gibis os  pontos de interrogaçao sirverm como referencia, no entanto  verbalmente a entonaçao é a clave. Estive explicando que os pontos nos textos exitem porque escrevendo nao se pode olhar  na cara das pessoas por isso se inventaram os emoticonos. :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS(p.2)

Segurar o lápis

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS (p. 3)