Números ( entender conceito e ampliar até 100)
Os números estarão
presentes em infinidade de momentos em nossas vidas, por isso mais
que saber pronunciar chega a necessidade de saber o conceito e
trabalhar a relação de quantidade com símbolo.
Existe material de
sobra em internet para trabalhar relação numero com quantidade
ademais é um conceito que se trabalha amplamente desde
pré-escolar. Para fazer a nossa parte utilizamos um ábaco que por
suposto pode ser feito em casa usando uma garrafa velha e muita
criatividade. Para mim o ábaco é fenomenal e foi muito útil
durante os 4 anos seguintes.
Explicamos o que significa zero.
Explicamos o que significa zero.
Depois sequenciamos
uma vez mais até o nove. Escrevemos debaixo.
E sucessivamente.
O segundo passo foi
criar dezenas e dar nome
10, 20, 30,40, 50,
60, 70, 80, 90,
Colocamos algo na
casa das unidades e escrevemos debaixo quantas peças tem cada fila
O terceiro passo foi
escrever os números por separado e ler da maneira que escutamos.
Logo substituímos
o zero por unidades e ler.
Esta etapa fizemos
de forma literal usando pedacinhos de papel
Agora vamos a ler o número outra vez para ver como fica.
É importante ir
pouco a pouco, com a chegada dos números chega também expressar
QUANTO? Que hora e tropocientas coisas mais. Contar até cem dar
passo a entender o sistema monetário ( uso da moeda) que a sua vez
facilitará o sistema de medidas e horas,coisa que dá muita
autonomia na vida cotidiana.
Este é um exemplo
que pode ser aplicado a todas as dezenas. :)
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário.