Números ( entender conceito e ampliar até 100)

Os números estarão presentes em infinidade de momentos em nossas vidas, por isso mais que saber pronunciar chega a necessidade de saber o conceito e trabalhar a relação de quantidade com símbolo.
Existe material de sobra em internet para trabalhar relação numero com quantidade ademais é um conceito que se trabalha amplamente desde pré-escolar. Para fazer a nossa parte utilizamos um ábaco que por suposto pode ser feito em casa usando uma garrafa velha e muita criatividade. Para mim o ábaco é fenomenal e foi muito útil durante os 4 anos seguintes.
Explicamos o que significa zero.

Depois sequenciamos uma vez mais até o nove. Escrevemos debaixo.



E sucessivamente.

O segundo passo foi criar dezenas e dar nome

10, 20, 30,40, 50, 60, 70, 80, 90,



Colocamos algo na casa das unidades e escrevemos debaixo quantas peças tem cada fila
O terceiro passo foi escrever os números por separado e ler da maneira que escutamos.


Logo substituímos o zero por unidades e ler.
Esta etapa fizemos de forma literal usando pedacinhos de papel


Agora vamos  a ler o número outra vez para ver como fica.


É importante ir pouco a pouco, com a chegada dos números chega também expressar QUANTO? Que hora e tropocientas coisas mais. Contar até cem dar passo a entender o sistema monetário ( uso da moeda) que a sua vez facilitará o sistema de medidas e horas,coisa que dá muita autonomia na vida cotidiana.
Este é um exemplo que pode ser aplicado a todas as dezenas. :)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS(p.2)

Segurar o lápis

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS (p. 3)