Administração de uma conversa
A vezes perdemos oportunidade de ter uma conversa frutifera por falta de habilidade. Sábado passado alguém me disse que sou uma pessoa cheia de lábia,"gente falante" como se diz na minha terra. Nao estou segura de que eu saiba realmente comunicarme.
Você pode aumentar a possibilidade de ter uma conversa de exito mediante estratégias de administração da conversa. Estes são alguns conselhos básicos.
Seja cortês e permita falar um de cada vez. Evitar períodos longos de silêncio. Você pode estirar dando respostas completas às perguntas.
Quando necessite tempo para pensar pode usar expressões como estas:
ummmm
Para indicar que entende o que o interlocutor está dizendo e que pode continuar falando use expressões como estas:
Bem,
certo
interessante
Para indicar que não escutou bem o que alguém disse use expressões como estas:
Como? Não te escutei.
Pode repetir por favor que não escutei bem.
Perdão, não escutei.
Para indicar que não entediste usa expressões como estas:
Não estou segura de ter entendido bem, repete por favor!
Com estes pequenos detalhes voce vai falar por horas e horas e horas.
Você pode aumentar a possibilidade de ter uma conversa de exito mediante estratégias de administração da conversa. Estes são alguns conselhos básicos.
Seja cortês e permita falar um de cada vez. Evitar períodos longos de silêncio. Você pode estirar dando respostas completas às perguntas.
Quando necessite tempo para pensar pode usar expressões como estas:
ummmm
Para indicar que entende o que o interlocutor está dizendo e que pode continuar falando use expressões como estas:
Bem,
certo
interessante
Para indicar que não escutou bem o que alguém disse use expressões como estas:
Como? Não te escutei.
Pode repetir por favor que não escutei bem.
Perdão, não escutei.
Para indicar que não entediste usa expressões como estas:
Não estou segura de ter entendido bem, repete por favor!
Com estes pequenos detalhes voce vai falar por horas e horas e horas.
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